31
Jul 09

Muito obviamente vou contar-vos como foi a minha experiência em Barcelos... Podia resumir tudo na palavra MARAVILHOSO, mas há tantos pormenores tão lindos que vai ser complicado conseguir transmitir aquilo que senti esta semana, muito menos a intensidade com que o senti...

 

Vou começar por vos dizer que quando lá entrei estava com um sentimento que não se chamava medo, mas sim PÂNICO. Eu não fazia ideia de como era aquilo lá dentro e imaginava lá os "maluquinhos" todos enfiados numa sala sempre aos berros e a agredirem-se mutuamente e a quem se aproximasse...

 

Aaaaaaaaai que eu estava tão enganada... É verdade que às vezes as agressões acontecem, mas um aspecto muito interessante que eu não experimentei, mas que me foi relatado, é que eles têm todos tendência a defender as pessoas que vêm de fora... Ou seja, se há algum deles que se aproxima demais ou que faz alguma coisa que esteja a incomodar vem logo outro atras dizer-lhe para não fazer aquilo e para nos defender...

 

O grupo das pessoas inscritas foi dividido em 4 grupos mais pequenos e cada um ocupava-se de uma unidade diferente. As unidades são as diferentes zonas da casa em que os doentes são divididos por tipo de doenças e por idades. A minha foi a de Santo António e encontrei lá gente magnifica... Posso começar a enumerar as coisas bonitas que me disseram e que eu vivi:

 

  • Fui pedida em casamento! Senhor Joaquim, vulgo Palhotas, pediu-me em casamento e  fazia-me verdadeiras serenatas todos os dias! Aquele sorriso depois de cada música que era um encanto!
  • O senhor Tomás fez me o favor de me dizer que eu tinha um cabelo bonito e tava sempre a meter-se comigo... Aquele gostava de conversa!
  • Aprendi uma música chamada Paloma que não me sai da cabeça e uma versão da Casa Portuguesa muito alternativa... O senhor Pimentel cantava que era um espetaculo! Quando ele estava bem disposto e eu lá lhe pedia para cantar era uma alegria tão grande... Foi dos utentes mais simpáticos e amorosos que lá estavam...
  • O David é um utente extraordinário... Fui passear com ele até à cidade e ainda o convidei para dançar! Foi o meu par de dança lá...
  • O senhor Domingos é indiscritivel... Esteve uns anos no Brasil e ficou com o sotaque, quando eu o comprimentava recebia sempre um "Oi garota, boa tardji!" Uma vez ele ainda me disse "Você é uma minina muito bonita... Tem poucos namorados... As mininas que têm muitos namorados ficam feias... E você é muito bonita". Não é lindo???? E ainda me disse "Seu nome é Silvana??? Silvana é feio, agora fica Silvinha que é mais bonito!" Ri-me tanto!!!!!

 

Eu tinha um verdadeiro leque de artistas, desde cantores a improvisadores de instrumentos musicais, pintores, modelos fotograficos, bailarinos, contadores de anedotas e declamadores de poesia; tinha gente muito conversadora e outros que gostavam muito do seu cantinho...

 

Fico feliz ao saber que quando nós chegavamos e eles nos viam ficavam contentes e queriam-nos cumprimentar e ainda havia alguns que eram até demasiado expressivos... Muitos beijinhos e muitos abraços...

 

Houve, ainda, momentos de verdadeira reflexão, oração e um outro tipo de aprendizagem... Ao longo do tempo desaprendi a rezar, mas descobri que há tantas maneiras de se orar e viver Deus... Quanto mais não seja ficar deitada no chão a olhar para a estrelas, a cantar e a rir... Ou ficar simplesmente em silêncio, parar e poder pensar, ou simplesmente estar um pouco longe do ruído do dia-a-dia que é mesmo capaz de me endoidecer... Ou rezar em conjunto com o grupo e responder a perguntas que eram colocadas, permitindo um conhecimento interior maior... Ou fazer uma caminhada de 7km e no fim andar a cavalo, uma experiência tão relaxante... Ou dar um sorriso ou um olá a quem passa... Ou então vestir-me de policia feio (e feio é mesmo feio!) e andar para lá a tentar animar a malta na nossa pequena festa de despedida... Ou ir passear com eles...

 

Conheci gente que me ensinou tanto... Desde a alguns dos meus colegas, que me mostraram muita coisa... Ao Irmão que nos acompanhou, o Irmão Zé Paulo, que é de uma acessibilidade, simpatia, compreensão, solidariedade, boa disposição, e tudo que há de bom numa pessoa... Juro que mesmo que tente muito e muito pense eu não sou capaz de encontrar um único defeito naquele homem... é um verdadeiro modelo!

 

Tenho, ainda, a referir que não tive uma semana em que tivesse chorado tanto... Não chorei por tristeza nem por medo... Chorei antes pela emoção de viver momentos tão lindos, pela descompressão que senti, por saudades na despedida, porque vi um filme e como já disse eu choro sempre muito e pronto e porque vi muuuuita gente a chorar também, sou muito solidária!

 

Foi uma semana maravilhosa realmente, aprendi tanto... Agora sei que eles não são uns "maluquinhos" porque basta estar lá para perceber o quão ignorantes somos e o que estivemos a perder até agora... Pode parecer um palavreado muito bonito e que só se aplica na teoria... Pois garanto-vos que não é... E não conheço uma única pessoa que não tenha amado estas experiências, ou uma única pessoa que conheça uma única pessoa que não tenha amado estas experiências.. Perceberam???

 

Espero poder repetir e aconselho vivissimamente a toda a gente a participar, basta clicar aqui, para chegar ao sítio da Juventude Hospitaleira e poderem inscrever-se.

pintado por Pintora às 19:16

pinceladas:
Parabéns pela tua coragem :D

A minha mãe trabalha num lar de 3ª idade e os velhotes metem-se sempre com ela. Altos piropos xD
Wilson a 31 de Julho de 2009 às 23:43

Obrigada.. acredita que não é preciso assim tanta coragem como isso... acaba por ser muito facil lá estar... o mais complicado até é sair...

Eles são uns verdadeiros don juan... :D
Pintora a 1 de Agosto de 2009 às 13:38

Foi msm fantastico não foi?!

Uma das melhores semanas da minha vida Image

beijinho
Image - o Sol brilha de maneira igual para todos
Ritinha a 1 de Agosto de 2009 às 01:32

Não vou esquecer não Ritinha! gostei tanto de conhecer tantas pessoas que lá estavam!!
Pintora a 1 de Agosto de 2009 às 13:46

Silvaninha, [agora é mais Silvinha ne? Image] eu já te disse que te adoro? E que foste, sem duvida, uma das pessoas que mais marcou em toda a minha vida? E que, muito honestamente, considero que és das melhores pessoas que conheço? E que, na verdade, gostaria de ser igual a ti em muitas coisas? E também que és o meu summer love que eu mais amo? Image
Kelli a 1 de Agosto de 2009 às 13:50

Oh Queliiii tão querida!!! Eu realmente saio desta semana com o ego lá em cima!! Image
Agradeço muito essas coisas que me disseste... É importante saber que quando às vezes tento fazer a coisa certa há quem dê valor a isso... Muito obrigada!

Opá... essa de que gostarias de ser igual a mim em muitas coisas... :') só não vejo em quê... porque (e não penses que vou dizer isto só porque disseste aquelas coisas fofas.. mas é a realidade do que eu penso!) tu tens uma personalidade muitissimo forte, é decidida, és dinâmica e activa, sem qualquer tipo de preguiça... tudo caracteristicas que eu invejo mesmo...

meu summer love fofinho.. muitos beijinhos :)
Pintora a 1 de Agosto de 2009 às 15:08

Concordo com a tua descrição inicial, foi de facto uma experiência maravilhosa! Beijo!
Rafeiro Perfumado a 2 de Agosto de 2009 às 23:49

Foi mesmo... Devias experimentar Rafeirinho :)
Pintora a 3 de Agosto de 2009 às 19:43

ena... isso é que são pretendentes!!!!!!!!!!
OT a 3 de Agosto de 2009 às 11:12

Oh eles eram tão queridinhos... :')
Pintora a 3 de Agosto de 2009 às 19:46

está um selo no meu blog à tua espera :D
beijinho
Ritinha a 4 de Agosto de 2009 às 00:30

...muito profícua essa experiência!!
Paulo a 5 de Agosto de 2009 às 14:00

Depois de desvendar o significado de proficuo, só me resta concordar contigo e agradecer por contribuires para a minha aprendizagem do português! :)
Pintora a 5 de Agosto de 2009 às 19:12

É maravilhoso ver o quanto recebemos quando damos um pouco mais de nós aos outros.
Tenho a certeza que foi uma experiência extremamente enriquecedora. Foi uma boa forma de aproveitares o tempo das tuas férias ao serviço dos outros.
 
Ainda hoje estive a ler um artigo que falava acerca da solidariedade e lembrei-me de ti. Por isso vou partilhar contigo um excerto desse artigo publicado na revista AUDÁCIA em Janeiro de 2009:

"A solidariedade consiste em permitir que os outros entrem no nosso espaço pessoal, acolhendo-os com cordialidade e partilhando com eles o que temos e o que somos. Mais do que dar algo, a verdadeira solidariedade consiste, como a praticou Jesus, em dar-se a si mesmo, para que os outros tenham vida e vida em abundância. A solidariedade leva-nos a abrir bem os olhos e a perceber o que se passa à nossa volta para entendermos a realidade. E além dos olhos, precisamos de abrir também o coração e deixar vir à superfície os sentimentos que nos podem levar a partilhar a paixão (compaixão) com os nossos semelhantes mais carenciados. Um coração solidário vê onde há necessidade de amor e actua em consequência.


A solidariedade é sobretudo um estilo de vida que nasce do encontro com o mundo da dor, não através da realidade virtual mediática, mas da realidade concreta à nossa volta, e não tolera a indiferença.


A ausência da solidariedade mata e reduz a convivência a uma coabitação forçada. Neste tipo de relacionamento, a solidão, a indiferença, as tensões e as transgressões prevalecem sobre a sociabilidade e a fraternidade. O mundo precisa de uma solidariedade forte que reintegre completamente na sociedade aqueles que dela são expulsos ou por ela são abandonados, marginalizados, esquecidos e ignorados, porque esta sociedade doente só se preocupa com o seu próprio bem-estar."


 


É um orgulho saber que tenho amigos que se preocupam com a realidade que existe à nossa volta e fazem algo para mudar um pouquinho essa realidade. Podemos fazer tanto e podemos dar tanto! É só colocar mãos à obra e deixar o Image em segundo plano!


 


 


 

TâniaMallard a 9 de Agosto de 2009 às 20:17

Oh Taninha, obrigada...
Acho que devias fazer uma coisa destas... Ias amar, é mesmo do teu género... E já te disse que conheci umas coleguinhas tuas não já?? Tudo gente altamente... :)

Para o ano vens comigo... boa???
Pintora a 9 de Agosto de 2009 às 21:29

Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
14
16
18

19
21
23
24
25

26
27
28
29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

pesquisar
 
pinceladas recentes
Eu mantive.m fiel aqui ao nosso ditrito: estou no ...
Parabéns para nós! :D Ainda vou criar um moviment...
Parabens para nós!!!! :D Força ponto!! Heide se...
Oh Aninha!!!!!! Conta me tudo... onde entraste? em...
Esquecer Rita Maria???? Parabens para nos... Esta...
Vão ser e estão a ser!!! :D:D
Parabens para ti tambem que tambem entraste amor m...
Eia! Este blog anda actualizado xD PARABÉNS! Eu t...
vsghjkgsjksgjksgjsgsjsgbjsbjsbnbsnmsb discordo doi...
Boas!! Entao a vida?? Já há mt que por cá não pas...
blogs SAPO